sexta-feira, 13 de março de 2009

Zelo e perseverança nas dificuldades


O zelo e a perseverança, mesmo nos momentos de dificuldade, são fundamentais em todas as áreas da nossa vida. Para o reino de Deus não é diferente. Muitas são as batalhas, os empecilhos e as dores para que o que é mortal seja revestido do que é ressurreto. É uma luta travada dentro do nosso coração, escolhendo servir a Cristo todos os dias, para alcançarmos o prêmio da soberana vocação.

Gálatas 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

2 Corintios 4:5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por
amor de Jesus.

Quando
Paulo foi chamado para a igreja, no caminho para Damasco, o novo testamento ainda estava incompleto. Deus queria nos deixar uma revelação detalhada do seu plano, mas para fazer isso precisava encontrar um homem que estivesse disposto a crucificar a própria carne para trazer esta revelação. Crucificar a própria carne é simplesmente negar a si mesmo para obedecer a Cristo. Quando um homem está crucificado, ele está habilitado para pregar. Antes disso, ele não prega, pois não tem a experiência da cruz, mas apenas profetiza palavras que ainda não viveu, mas que poderá viver. Paulo era um pregador da palavra de Deus, pois além de conhecê-la, possuía ricas experiências com aquela palavra. Ele chegou a dizer: “não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”. É um testemunho de quem negou totalmente a vida egoísta da alma, mas passou a viver como um sacrifício vivo, de entrega para Deus. As suas cartas, que compõem boa parte do novo testamento, são o relato da sua vida com o Senhor. Ele não escreveu do que imaginou, nem do que raciocinou, muito menos do fruto da sua inteligência, mas a sã-doutrina é resultado do que Paulo viu, e o que ele viu foi Cristo.

Romanos 1:15 De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma.

Mateus 10:22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.

Muitos se perguntam: por que Deus escolheu Paulo, um homem que matava cristãos, para esta tarefa? O motivo é que Deus precisava de um homem zeloso, que fizesse chuva ou fizesse sol, estivesse sempre disposto para atender aos pedidos do Senhor. Paulo não tinha medo da morte, nem recuava quando sofria restrições, mas estava sempre pronto e confiante para seguir a sua carreira. Resumindo: Paulo era um homem zeloso. O zelo é uma qualidade que agrada muito a Deus; quando Ele encontra um homem assim, que não desiste na primeira dificuldade, mas que persevera nos objetivos, resistindo as tentações, este homem terá muitas experiências com Deus. Paulo perseguia os cristãos com tamanho zelo e convicção, que chamou a atenção de Deus. Pois logo em seguida, Jesus lhe apareceu no caminho de Damasco, para lhe fazer apóstolo. O zelo continuou o mesmo, porém baseado na
verdade, não mais perseguindo os cristãos, mas trabalhando para o corpo de Cristo. A vida cristã é uma jornada longa, onde cada dia representa um novo passo. Não é uma corrida de cem metros, mas a vitória vem na perseverança e resistência. “Aquele que perseverar até o fim, será salvo”, são as palavras de Deus, e por isso o zelo é tão importante. Se o Senhor nos deu um determinado livro para meditar, façamos até o final. Se nos foi dado um casamento, cuidemos deste casamento com amor; se tenho uma ovelha para apascentar, seja com dedicação. Certamente que surgirão dificuldades e provações; pois elas fazem parte do pacote que Deus preparou para que sejamos aperfeiçoados. Mas não há motivo para desânimo, pois o Senhor sempre está no controle de todas as coisas. Avancemos pois, todos os dias, na busca da palavra, na oração, na meditação e nos louvores, para que a justiça de Deus reine através de nós, e possamos ter experiências vivas com Cristo.
“Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42.5)


Pequena reflexão sobre a história de Jó, homem justo que teve uma profunda experiência com Deus
Certa ocasião, Deus permitiu que Jó, um homem justo e íntegro, passasse por aflições. A Bíblia diz que Jó era temente a Deus, cumpridor da lei, e mesmo assim, passou por uma dura experiência. O que aconteceu depois? A Bíblia diz que Jó passou a conhecer verdadeiramente a Deus!

Outra história que me chama a atenção é a de Paulo. Neste outro caso, um homem chamado Saulo perseguia os cristãos até que teve um encontro com Jesus. Deus permite que ele fique cego por um tempo, mas depois Deus o cura. Após esta experiência extraordinária com Deus, Saulo não poderia ser o mesmo homem: mudou suas atitudes, mudou até de nome, de agora em diante seria Paulo.

Voltando ao homem justo, Jó nunca mais foi o mesmo! Depois de uma experiência pessoal com Deus, o que era bom, ficou ainda melhor: a glória da segunda casa foi bem maior do que a primeira!

Você está passando por alguma dificuldade ou sofrimento? Se você tem Jesus, saiba que nunca mais será o mesmo! Depois de um encontro pessoal com o Senhor, passamos a conhecê-lo melhor e teremos mais intimidade com Ele. Mais uma boa notícia: A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ SEMPRE MELHOR!!! “E, assim, o Senhor abençõou o último estado de Jó, mais do que o primeiro;…” Jó 42:12

Mesmo que a sua história no momento não seja das melhores, não se preocupe! Pode ser que neste momento você não consiga ver o fim do túnel. Também aqueles que viram Jó com lepra poderiam ter imaginado mil coisas (como fizeram a esposa e os amigos dele), mas eles não sabiam o final da história. Eles não sabiam o último capítulo.

Veja como eles foram abençoados no final!!! Imagine o quanto serão abençoados no mundo vindouro!!!

Pois é, se a sua vida está nas mãos de Jesus, você também pode ficar em paz! Será lindo quando a tempestade cessar e você conseguir enxergar os planos de Deus! Será lindo quando você estiver desfrutando de uma nova realidade! Será lindo quando o Senhor abençoar o seu último estado, mais do que o primeiro!

Mas será muito mais lindo quando você puder dizer como Jó: Senhor, antes eu conhecia de ouvir falar, MAS AGORA OS MEUS OLHOS TE VÊEM!!!